Não é difícil perceber que muito do que se encontra na internet sobre branding geralmente é raso, confuso e sem fundamento teórico. E isso resulta em diversos mitos e definições erradas e conflituosas sobre o assunto. Para tornar este assunto um pouco mais claro, criei este espaço para refletirmos, discutirmos e, por que não, ensinar sobre um assunto fundamental para todo negócio que deseja ter uma marca coerente e, acima de tudo, relevante. Role pra baixo e boa leitura!
Marca não é um ponto de chegada.Não nasce pronta. Não termina.Ela se revela. Se adapta. Se reinventa. É por isso que dizemos:marca se conjuga no gerúndio.Está sempre sendo, falando, aparecendo, decidindo, desfazendo, recomeçando. Se branding fosse verbo, não seria “ser”, mas “estar sendo”. Porque por trás de cada marca, existe um conjunto de valores que […]
Leia mais >>Naming não é jogo de palavras. É um ritual de significado que transforma intenções em identidade. Nomear é um ato poderoso.Desde o nascimento de uma criança até o lançamento de um foguete, dar nome é dar forma ao invisível. É marcar território, anunciar intenção. E com as marcas, não é diferente. Aqui no Polvo, cada […]
Leia mais >>Identidade clara não é só estética, é estratégia que movimenta vendas, atrai oportunidades e constrói confiança. Toda marca nasce de um motivo, um desejo, uma causa. Mas com o tempo, na correria, na expansão, nas reinvenções, esse motivo pode se perder no ruído. E quando a marca esquece quem é… o mercado esquece dela também. […]
Leia mais >>Você já parou pra pensar que décadas atrás existiam menos marcas? Isso acontecia porque o acesso a tecnologia e implementação de modelos de produção eram caros e, por consequência, acessíveis a poucas empresas. Isso dava as marcas um poder maior. Algumas delas ditavam as regras do consumo. O foco do discurso estava no produto, o […]
Leia mais >>Se perguntarmos pro seu concorrente qual é o principal diferencial dele, ele com certeza nos dirá que a qualidade. E claro, você irá discordar, porque é a sua empresa que tem a qualidade como o principal diferencial. ⠀ Temos a tendência em crer que ninguém se doa tanto ao negócio quanto a gente, que ninguém […]
Leia mais >>“A questão não é o que o seu cliente vê, mas o que enxerga” Henry David Thoreau Seu cliente precisa reconhecer que você representa alguma coisa. Para ser realmente relevante, sua marca precisa de uma visão de marca: uma descrição estruturada da imagem pretendida pela marca. Para começar, faça um exercício simples. Responda a pergunta: […]
Leia mais >>