Quando temos a possibilidade de dar sentido ao nome da empresa através de uma narrativa coerente com seus traços arquetípicos, ampliamos as chances de fazer com que a mensagem da marca seja melhor absorvida. SIM! Exprime afirmação, aprovação, consentimento. Sobre esta palavra criamos um conceito que reposiciona a marca como uma resposta certeira a dores comuns entre seus púbicos-alvo.
A quebra da expectativa é algo que causa impacto. No caso desta marca, revela um detalhe importantíssimo para o apoio da construção de sua narrativa. A tagline não está abaixo, mas acima do logotipo, colocando o sistema nas alturas, ou seja, nas nuvens.Neste contexto, apontamos na identidade que o sistema gerencial da Simdata opera 100% em nuvem. Obviamente, não espera-se que todos tenham essa percepção de pronto, mas com o tempo este detalhe poderá ser desdobrado em peças que ampliem esta visão.
As respostas que nos apontaram os valores e personalidade do negócio nos entregaram outra importante âncora: o posicionamento arquetípico da Simdata. Se pudéssemos resumir o Arquétipo do Governante em algumas poucas palavras, essas com certeza seriam: controle, segurança e proteção. Se antes uma marca Governante tratava seu cliente como um súdito, hoje precisa entregar sua coroa. O consumidor de hoje quer ser, ele mesmo, o Governante.⠀
⠀
O universo verbovisual da Simdata comunica que os seus clientes são donos de suas decisões graças a um sistema de gestão robusto, agradável, intuitivo e 100% na nuvem. O cliente governante precisa estar no comando e sentir que tem o controle. É típico dele ser mostrado como indivíduo extremamente responsável, que joga com muitas responsabilidades importantes. O produto do Governante ajuda a administrar essas responsabilidades de maneira apropriada.
⠀
Não podemos ser ingênuos e esperar que a marca diga tudo. Entretanto, é importante que o design da identidade esteja alinhado aos principais atributos da empresa. A Simdata é experiente e quer demonstrar a cada dia atributos que a relacionem com criatividade e inovação. A tipografia, desenhada exclusivamente para este projeto resume o conceito de sistema na nuvem. Entender quem somos e, principalmente, o que poderemos nos tornar foram fundamentais para nos apontar o estilo de design ideal para construção desta marca.