O projeto
Nosso escritório não poderia esperar clientes melhores pra entender a importância da minuciosidade na busca do propósito para a criação do nome e da marca do novo negócio. Usar o microscópio para enxergar os mínimos detalhes faz parte da rotina dos sócios deste laboratório de patologia veterinária. A investigação do propósito seguiu este conceito. Foi preciso apertar os olhos e usar ferramentas que nos fizessem olhar para dentro do projeto com paciência, respeitando cada etapa da imersão, pois não estávamos a procura de um aroma artificial, mas sim da fragrância que nasce indissociável da flor.
O nome
Em empresas novas onde não temos ainda uma cultura corporativa estabelecida ou outros fatores que possam nos fornecer informações sobre o DNA do negócio é possível buscar traços do projeto nos valores trazidos pelos sócios. Foi este o caso. O DNA da marca é um dos fatores que mais reflete a estruturação do posicionamento, e neste projeto também nos ajudou na compreensão do nome que estávamos querendo criar. O desafio foi buscar um termo que batizasse os valores mais importantes da empresa: a patologia a serviço da cooperação (exames) e o compartilhamento do conhecimento científico (cursos). Daí o uso do antepositivo NEX. De raiz indo-europeia, este radical significa ligar; enlaçar, entrelaçar, atar e unir. Para a Nexio, NEX é o que liga os pontos fechando o diagnóstico. É também o valor que une uma comunidade de profissionais em busca de cooperação e conhecimento.
Nexio
O fonema do X (Q+S) é forte e se mostra relevante para um nome que será associado a exames e estudos científicos. Entretanto era importante também que o nome da marca tivesse uma pronuncia gostosa. O uso de um ditongo resolveu a questão. O “IO” fecha Nexio com o mesmo ditongo que termina a palavra microscópio. Este detalhe garante a sonoridade agradável, fator essencial para memorização de um nome.
Logotipo
Quanto mais larga a base da construção do projeto, mais referências e caminhos teremos para a criação da identidade. O background referencial do projeto Nexio nos permitiu desenvolver um logotipo coerente com sua crença. Minimalista, o conceito base do design da marca busca o ponto fora da curva. A pontuação da letra I se desloca, criando uma sinal sútil e forte que aponta a incansável procura da Nexio pelo detalhe atípico no exame patológico.