O propósito de uma marca é um olhar para a sua história. Por isso, não pode ser definida sob uma perspectiva distorcida. É preciso perguntar, perguntar e perguntar.
⠀
Nas imersões os porquês servem de base para a busca de uma narrativa que conecte.
⠀
Neste projeto, de pergunta em pergunta, chegamos até as motivações que fizeram a adolescente Manu se tornar a Dra. Manuela Bongiolo. A resposta serviu de background para a criação da identidade e storytelling da marca.
A Dra. Manuela Bongiolo tem uma grande história. Na adolescência teve vitiligo. Foi uma médica dermatologista acolhedora que a fez olhar com carinho para esta profissão.
⠀
Ter encontrado esta história na imersão nos mostrou que não falaríamos apenas de beleza, mas de humanidade. E temos aqui uma história não apenas coerente para a construção da imagem, como relevante o suficiente para a criação de um posicionamento robusto que conectará médica e pacientes.
⠀
A marca conta a história de uma profissional grata a medicina que se dedica a devolver a tranquilidade que ela, ainda adolescente, encontrou nas palavras e no conhecimento médico de uma dermatologista.
O posicionamento da marca Manuela Bongiolo Dermatologia mostra a pele como reflexo da nossa humanidade.
⠀
Cerca de 40% dos pacientes que buscam auxílio de um médico dermatologista têm algum problema emocional associado.
⠀
Contagioso ou não, tudo o que ocorre na pele é mais visível, gerando insegurança por parte dos pacientes e preconceito por outras pessoas.
⠀
A Dra. Manuela viveu na pele essa angústia. Além de mostrar empatia, a narrativa da marca é uma voz de conforto e esperança, sentimentos importantíssimos para conexão entre médico e paciente.
Não podemos esperar que marca consiga representar tudo. Imagine a identidade como a ponta de um iceberg. O que a sustenta lá em cima é sua base larga e que fica abaixo da superfície da água. Neste caso, a base seria o propósito e as camadas os backgrounds verbovisuais criados sobre ele.
⠀
O ícone da marca reúne uma série de leituras, todas coerentes com a história da Dra. Manuela. O encontro da Manu adolescente com a dermatologista que cuidou de seu vitiligo. As 3 camadas da pele. As formas das letras M e B. O amor pela medicina humanizada.
⠀
Obviamente essa identificação dependerá não apenas de um trabalho de gestão de marca consistente, mas também de tempo.
⠀