Não é difícil perceber que muito do que se encontra na internet sobre branding geralmente é raso, confuso e sem fundamento teórico. E isso resulta em diversos mitos e definições erradas e conflituosas sobre o assunto. Para tornar este assunto um pouco mais claro, criei este espaço para refletirmos, discutirmos e, por que não, ensinar sobre um assunto fundamental para todo negócio que deseja ter uma marca coerente e, acima de tudo, relevante. Role pra baixo e boa leitura!
Comecemos pelo começo. Propósito é a razão de existir de uma empresa ou marca. Ele traz ao ao mundo a promessa da companhia. Imagine que a promessa é como uma uma carta de intenções, aquilo que justifica a marca estar presente na sociedade. Propósito é permanente e há quem diga que deva ser imutável. Ele deve seguir junto a marca durante toda a vida de uma empresa. Assim, Propósito não é um compromisso passageiro que pode ser trocado em função do mercado, motivações comerciais ou do que está “na moda”. O esforço de marketing focado somente em vendas, feito apenas com uma via, ou seja, unilateralmente, está ultrapassado. Vivemos a era do diálogo e das conexões que têm potencial de transformação. Empresas de hoje precisam encontrar a convergência entre o porquê de sua existência e as demandas do seu público-alvo. É preciso engajar seus públicos na busca por impacto positivo. O marketing do futuro envolve o apoio a causas — com convicção, coerência e consistência.
Isso significa, em parte, envolver clientes, colaboradores, ponto de venda, produtos e serviços para disseminar valores compartilhados em áreas em que a marca pode fazer a diferença.
Os consumidores são influenciados quando as palavras, valores e crenças não são apenas parte do discurso da marca, como também parte do cotidiano e das ações reais da empresa.
Empresas com propósitos claros podem se concentrar menos em desenvolver novos produtos e investir mais energia na criação de ações e estímulos que gerem em seu cliente a sensação de estar fazendo parte de algo que ele considere importante. Mas lembre-se, tem que ser de verdade.
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