“Quando os seus talentos encontram as necessidades do mundo, ali está a sua vocação” Aristóteles. Citamos esta frase para iniciar a apresentação de um projeto de identidade que teve início na busca do propósito do negócio. Mais que criar uma marca, é preciso ter um discurso verbal alinhado a vocação da empresa. Por isso, a importância de aplicar ferramentas que nos mostrem quem somos, o que fazemos de melhor e o que poderemos nos tornar no futuro.
O Eduardo Passarela é um restaurador de móveis antigos. A primeira etapa do processo foi fazê-lo reconhecer além do valor artístico do seu dom o que o seu trabalho efetivamente entrega. Um móvel de estimação não é só madeira, parafusos e tinta. Ele é um recorte de um tempo importante para a vida de alguém. Ao restaurar um móvel o Eduardo e sua equipe devolvem ao lar de seu cliente um objeto que conta uma história ou traz boas lembranças de um familiar querido. Mas esta percepção não será construída apenas com a identidade da marca. Será preciso produzir materiais que ajudem as pessoas a acessarem seu repertório cognitivo para ajudar na construção do significado da marca.
O logotipo foi construído a partir de uma tipografia serifada. As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. No alfabeto romano, as serifas originaram-se do talhar das letras em pedra na antiga Itália. Os artesãos entalhariam um pequeno espaço extra no fim de cada traço das letras a fim de prevenir o acúmulo de poeira no encave. Este detalhe não apenas dá um aspecto elegante a marca, como liga o processo aplicado na restauração dos móveis ao estilo de fonte eleito para compor sua identidade.
Para este projeto foi construído um monograma de representação circular. A ideia é que figure em peças e materiais voltados ao cliente que já teve contato com o trabalho prestado pelo ateliê. Este tipo de sinal deve nascer da necessidade em trazer a marca junto a materiais que precisem de maior concisão do desenho da marca.
Como ajudar o público-alvo a absorver o conceito e o propósito deste negócio? Esta pergunta serviu de ponto de partida para criação da estratégia de posicionamento da marca. Dentre os caminhos desenhados, um dos mais importantes será conectar o target através das histórias que cada móvel restaurado conta, ou seja, o que ele representa para o dono, quais emoções desperta.