A Bruning Sistemas é uma empresa que desenvolve sistemas para micro e pequenas empresas varejistas. Já na primeira reunião ficou claro que as respostas para a construção da nova marca estariam fragmentadas. Foi preciso aplicar ferramentas que unissem cada detalhe para nos apresentar a essência do negócio. Da cultura organizacional ao perfil do público-alvo, absolutamente tudo foi importante para descobrirmos qual caminho seguir.
E o design é a ferramenta que torna visível a estratégia proposta para a marca no processo de branding. A nova marca precisaria sintetizar o que a Bruning Sistemas acredita e o porquê dela fazer o que faz. O processo de construção da nova identidade consistiu em entender sua entrega e tangibilizar seu principal diferencial. Uma das palavras mais presentes em nossas imersões foi “intuitividade”. A Bruning Sistemas investe constantemente no desenvolvimento de seus produtos para entregar a seus clientes softwares que consigam gerar relatórios e oferecer ferramentas gerenciais com a menor quantidade de cliques possíveis.
Por que e pra quem a marca existe? O que ela faz? Qual é a sua personalidade? O que ela faz de diferente? O que a marca mais valoriza? As respostas destas perguntas foram importantes pois nos ajudaram a entender o segmento e a composição dos serviços da Bruning, as mensagens e ofertas para cada segmento que ela atende, o tom de voz da marca, como abordaríamos seus públicos internos e externos e nos mostrou ainda como poderíamos posicionar a marca longe da concorrência. A partir destas informações foi possível definir um sistema de identidade visual e um guia de linguagem que nos permitem administrar com mais assertividade o significado da marca Bruning daqui pra frente.
O eixo de posicionamento “causa ou propósito” consiste em dar foco a uma razão de ser maior do que o produto ou serviço. É quando a marca é guiada por uma causa. Pode ser uma missão social, um compromisso com o mercado ou com um público em particular, o que é o caso da Bruning, que existe para oferecer softwares com caminhos mais rápidos e simples a seus clientes.