Não é difícil perceber que muito do que se encontra na internet sobre branding geralmente é raso, confuso e sem fundamento teórico. E isso resulta em diversos mitos e definições erradas e conflituosas sobre o assunto. Para tornar este assunto um pouco mais claro, criei este espaço para refletirmos, discutirmos e, por que não, ensinar sobre um assunto fundamental para todo negócio que deseja ter uma marca coerente e, acima de tudo, relevante. Role pra baixo e boa leitura!
Imagine que somos sócios em uma pizzaria. Vem gente de todo canto da cidade e nossas pizzas fazem sucesso. Mas certa noite, depois de muita conversa decidimos colocar uma mesa de frios e um buffet de massas, afinal, tem tudo a ver com pizzaria. Os clientes adoraram! _Mas espera, tive outra ideia! E se colocássemos também sushi no buffet? Têm pessoas que não são tão fãs de massas e queijos. _Tá bom, não deu muito certo, mas podemos tentar outra coisa. Pra aumentar o faturamento, que tal abrirmos para almoço de segunda a sexta? Cozinhar arroz, feijão, bife e batata frita não deve ser tão difícil. Nossa pizzaria, fica do ladinho de muitos escritórios. Pode dar certo!
Ver rostos de clientes conhecidos ficou cada vez mais raro na pizzaria, quer dizer, restaurante. Quase ninguém lembra da gente quando decide comer pizza e tivemos que tirar o sushi do buffet, pois a demanda caiu. Só depois percebemos que quem almoça no centro não está disposto a gastar muito.
Se tivéssemos focado nossos esforços no que realmente éramos bons, nossa marca teria um lugar importante na mente do nosso público. Mas como nos arriscamos e espalhamos nossa marca em vários flancos, tivemos que brigar com muitos concorrentes. Lembre-se que quem tenta ser tudo, acaba não sendo lembrado por ninguém.
<< Voltar